Por ser uma receita o café também precisa seguir algumas medidas, pois sabendo o quanto se usa de cada ingrediente, ficará fácil identificar como e o quê devemos mudar se necessário. Devemos sempre lembrar que gosto para café varia bastante e a quantidade tomada também, recomendo sempre preparar apenas a quantidade a ser consumida, lembrando também que o café deve ser armazenado em garrafa térmica por no máximo uma hora.
Preparo:
Comece umedecendo o filtro com água quente, isso tira um pouco do sabor do papel do filtro e também facilita a passagem da água durante a extração.
Coloque o pó no filtro - 18gr (aproximadamente cinco colheres de sobremesa)
Em seguida adicione a água (150ml) em movimento circular, do centro para a borda - esse movimento ajuda com que todo o pó seja preenchido com água, resultando numa extração mais eficiente.
Dicas:
Haverá diferença no sabor do café se você colocar toda água de uma só vez ou se você colocar por partes (ex. colocar metade da água, deixá-la coar por instantes e depois acrescentar o restante da água), este ultimo resulta numa bebida um pouco mais encorpada.
Sempre aqueça seus recepientes (xicaras, jarras) antes de colocar o café, pois ajudará a manter a temperatura por mais tempo.
Quanto mais quente a temperatura da água, mais encorpada será a bebida, se acaso preferir fervê-la não a deixe por muito tempo neste estágio, cerca de 98% do café é água e quando fervida perde-se oxigênio e minerais, baixando a qualidade do seu café.
Se acaso preferir adoçar a bebida, faça isso na xícara, pois o café adoçado na garrafa térmica pode fermentar ( lembrando que este processo é produzido a partir de microorganismos, tais como fungos e bactérias).
Quando o café ficar muito forte, adicione água (quente é claro) na bebida para torná-la mais suave.
Bom café!
Nenhum comentário:
Postar um comentário