Umas das primeiras regiões paulistas produtoras de café e que ficou conhecida como a Capital do Café abriga numa antiga Fazenda o Museu Francisco Schimdt
Fazenda Monte Alegre |
A USP do campus de Ribeirão Preto foi a primeira fazenda produtora de café da região, João Franco de Moraes adquiriu as terras em 1887 nomeando-a de Fazenda Laureano, em 1890 Francisco Schimdt comprou e passou a residir no local, mudando o nome da fazenda para Monte Alegre.
Em 1929 Monte Alegre também sofreu com a quebra da Bolsa de Nova Yorque , houve diminuição de colonos e de área de plantio. No final da década de 30 o Governo desapropriou a fazenda e em 1950 doou uma parte de seu terreno a Prefeitura de Ribeirão Preto para a instalação do Museu Municipal. O local também abriga o Museu histórico e de Ordem Geral “Plínio Travassos dos Santos”, o Jardim Botânico Municipal e a Biblioteca e Centro de Documentação “José Pedro Miranda”.
O Museu conta com um acervo de peças recolhidas do período áureo do café na região, uma exposição itinerante com painéis fotográficos da mesma época e todo domingo oferece o Café da manhã com musica (uma apresentação de musica classica regada a café junto ao lago do Campus.)
O Museu fica dentro do Campus da USP na Av. do Café sn – Ribeirão Preto
Agendamento de Exposição pelo Tel. (16) 3633 1986.
Www.acervodocafe.pt
ResponderExcluir