Kopi Luwak
|
Luwak |
O Luwak habita principalmente as ilhas de Sumatra, Sulawesi e Java, se alimenta de frutos e um deles é o café. Na língua Bahasa, Kopi significa café e Luwak é o nome popular para o felino Civeta. Ele ingere a polpa inteira, as bactérias e as enzimas do animal faz o café passar por um processo de fermentação. Produtores de café recolhem os desgetos do animal, que saem grudados, só após passar por um processo de higienização que o café é torrado.
|
fezes do Luwak |
Esse processo de coletar o café das fezes do Civeta acontece não só na Indonésia, mas como também nas Filipinas (porém com o nome de Kape Alamid). No Vietnã há um tipo similar desse café o WEASEL COFFEE, grãos extraído das fezes de Doninha e no Brasil temos o Jacu Bird Coffee, café extraído das fezes do Jacu. O kilo do Kopi Luwak pode chegar a mil reais, pelo fato de sua produção limitada, em São Paulo a xícara desse cafézinho(30 ml) pode custar vinte e cinco reais.
Mesmo com todos cuidados de higienização e o café resultando numa bebida mais suave e doce, há algo que prejudica qualidade não só do Kopi Luwak, mas como a qualidade de todos os cafés importados que são vendidos no Brasil. O fato de haver uma lei que não permite a entrada de grãos verde (cru) no país, com isso o café entra apenas torrado e até chegar a cafeteria ou a gondola do super mercado ele já perdeu bastante de suas características, mas nem por isso deixe de experimentar esses cafés, sempre que for pedi-los, peça que seja feito um espresso curto, para que você possa sentir melhor a características daquele café.
Nenhum comentário:
Postar um comentário