domingo, 24 de novembro de 2013

Como saber se a extração do seu café coado está correta??

 Poucos sabem,  com os cafés coados podemos chegar a uma extração ideal ou uma sub, ou super extração e como identificar isso?
 Assim como no espresso, devemos ter os mesmos cuidados com a extração de um método coado, sempre digo que para se fazer um café existem muitas informações e que apenas uma dessas informações soltas não diz nada, as informações devem se complementar, ou seja, devemos ter o controle de tudo. Fora do Brasil é comum ouvirmos baristas falando em quantidade de entrada e quantidade de saída, mas para que isso?
O velho que nos parece novo:
 Em 1960 houveram os primeiros estudos sobre uma tabela de controle de extração do café filtrado, baseado na preferência do público americano em sabor e força do café, chegaram ao TDS [(sigla em inglês para Total de Sólidos Dissolvidos), apesar do TDS ser usado em porcentagem, não é ele que mede a porcentagem de café extraído, ele mede como ja dito, a força e o sabor] essa tabela foi modificada apenas uma vez pelo Midwest Research Institute e a Specialty Coffee Association of America (SCAA) ainda usa esta versão modificada. A Norwegian Coffee Association e a Specialty Coffee Association of Europe, junto com a SCAA recomendam o mesmo percentual de extração, porém  recomendam porcentagem de TDS distintos.
 A extração ideal deve ter entre 18% a 22% de extração da massa
 Para saber este percentual há um aparelho chamado ExtractMojo que lhe da o resultado, porém se você não tiver um aparelho desse, conseguira chegar ao resultado usando uma fórmula, mas deverá usar um medidor de TDS.

 
Fórmula usada para se calcular a porcentagem de extração
 Para fazer este cálculo, precisamos anotar todas as medidas:
Entrada  = quantidade de água usada;
Saída  = quantidade líquida de café (o pó sempre absorve uma parte da água despejada nele, o resultado sempre será menor ao final.);
Entrada de café = quantidade de pó usado;
TDS = já explicado acima (importante não medir o TDS com o café quente );
Termômetro = para medir o TDS sempre na mesma temperatura (o TDS diminui conforme o café esfria);
Cronômetro = para saber o tempo de extração e ter consistência no resultado.

 Darei abaixo um exemplo de como usar a fórmula de acordo com uma extração feita por mim.

Ex:
    Entrou 230ml , Saiu 190ml
    Entrou 16g  (pó de café), Extraiu 19.118%
    TDS: 1,61%
Fómula:
              1,61  x    190  =    305.9
              TDS  x  Massa de café filtrado = Massa Extraída

            Extração% =  Massa Extraída        ou            305.9    = 19.118%
                                  Entrada de Café                        16


   Se a porcentagem de extração estiver entre 18 a 22, significa que a extração está boa, se ficar a baixo de 18% será uma Sub extração e a cima de 22% será uma super extração.  

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Barista escoteiro, escoteiros barista

 O Escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos. A sua proposta é por meio de seu "programa educativo" desenvolver o jovem, ajudando-o a se tornar uma pessoa melhor preparada para enfrentar a vida. Um dos métodos do escotismo são as Especialidades, que é um conhecimento ou uma habilidade particular que se possui sobre um determinado tema, para conquistá-la o jovem tem de cumprir algumas etapas (sempre supervisionadas por um adulto que entenda do tema).
 Outros dois métodos do escotismo são: Aprender fazendo e a Vivencia ao "ar livre", com isso aprendi muita coisa em minha "vida escoteira", como por exemplo o "Café na Pedra" e o "Café Gaúcho" que já publiquei  aqui tempos atras, como conheço muitos apaixonados por café dentro do escotismo, resolvi (com a ajuda de um amigo) desenvolver a proposta da Especialidade de Barista, por que não!? Enviamos para a U.E.B. (União dos Escoteiros do Brasil) e então...
 Esta semana a União dos Escoteiros do Brasil lançou a Especialidade de Barismo, que pode ser alcançado em três diferentes níveis estando em ordem:
   Amarela: apresentar 4 itens
   Verde :  apresentar 8 itens
   Grená :  apresentar 12 itens 

 Dentre os 12 itens que os escoteiros deverão cumprir há: Conhecer quatro métodos de preparo; Saber as diferenças entre os cafés Tradicional, Superior, Gourmet e Especial; e Saber preparar um café mateiro. Vale lembrar que os itens não precisam ser cumpridos em ordem e que a conquista de uma especialidade, não torna o jovem um especialista, porém pode ser um bom começo.



Lista de Especialidades Escoteiras
http://www.escoteiros.org.br/programa/lista_de_especialidades.php

Café na Pedra
http://myspresso.blogspot.com.br/2011/03/cafe-na-pedra.html

Café Gaúcho
http://myspresso.blogspot.com.br/2011/08/cafe-gaucho.html

terça-feira, 21 de maio de 2013

Semana do Café em Lorena

  2ª Semana do Café de Lorena
Pelo segundo ano consecutivo a cidade de Lorena promove o evento comemorativo ao Dia Nacional do Café (24 de Maio), com o intuito de promover o café de qualidade no Vale do Paraíba seis cafeterias se uniram para promover informação gratuita aos clientes e amantes do café.
 O evento acontece entre os dias 23 a 26 de Maio e contará com Palestras, Workshop, Degustações, Debates e Campeonato. No Domingo (dia 26) as 11hr. irei ministrar a palestra "Os segredos por trás do espresso" , mostrarei o que afeta a falta de limpeza em uma maquina de espresso e como isso pode atingir consumidores, baristas e donos de cafeterias.

mais informações: http://www.facebook.com/semana.do.cafe.lorena.sp?fref=ts