A Aeropress é uma ótima escolha para quem gosta do café da Moka, porém não se familiariza com seu amargor, isso porque quando damos a pressão para a extração quebramos sólidos que só a água é capaz de fazer, resultando numa bebida encorpada como a moka, porém sem amargor. Aprova de sua eficiência e qualidade é que ja vemos excelentes profissionais usando e aprovando como o caso do Marco De la Roche quando se tornou bi-campeão brasileiro no Coffee in Good Spirits extraiu o café para seu drink em uma aeropress e o barista campeão WBC 2006 Tim Wendelboe que promove todo ano o WAC (world Aeropress Competition). Outra coisa que De la Roche fez e que diferencia a aeropress é que ela possibilita adicionar ingredientes para a extração, como especiarias, frutas e temperos.
Veja como preparar um simple café na Aeropress
O legal do preparo é que temos inúmeras variações nela, podemos mexer a bebida e ja fazer a extração como fiz, podemos deixar alguns segundos ou minutos em infusão antes da extração, mudar a moagem do grão, pois não há uma moagem certa para ela, adicionar chá, frutas e afins ou até mesmo prepará-la com ela em pé*, o modo que demonstro no video com ela ao contrario é chamado de "modo invertido".
Uma aeropress custa por volta de 160 reais, se achar muito caro você pode provar de seu café no Coffee Lab e acompanhar de perto o preparo dela.
*o modo de preparo em pé, primeiro coloca-se o porta filtro na aeropres já com seu filtro, acrescenta-lhe o pó, a água e depois mexa.